Como escolher uma boa placa de vídeo

Como escolher uma boa placa de vídeo

Para escolher uma boa placa de vídeo é preciso que você conheça alguns detalhes técnicos desse equipamento tão necessário para o PC. Acompanhe conosco esses detalhes e como eles podem influenciar na placa de vídeo e no desempenho do seu equipamento:
placa de vídeo - Como escolher uma boa

Graphics Processing Unit – GPU

O GPU (em português Unidade de Processamento Gráfico) é o processador da placa de vídeo, responsável por transformar os pixels da tela em imagens. Para escolher uma boa placa de vídeo é preciso que você tenha um GPU otimizado, que possa cumprir com sua tarefa.

Clock da GPU

O clock é a velocidade com que o GPU da placa de vídeo trabalha. Quanto maior a velocidade de clock, mais rápido as imagens são compostas na tela. O clock é medido em MHz e, desta forma, quanto mais MHz tiver, mais rápida é a velocidade da placa de vídeo

Clock da memória

Da mesma maneira, o clock da memória é a velocidade com que as memórias trocam informações, e também aqui a medida é o MHz. Quando maior o clock da memória, também mais rápido será a montagem das imagens na tela do seu PC.

Bits

Os bits são os canais de tráfego de sua placa de vídeo, levando e trazendo informações. Quanto mais bits houver, mais canais de tráfego você terá, evitando o congestionamento das informações e, em consequência, a demora no processamento das imagens.

Stream Processors e Cuba Cores

Esses são os nomes dos processadores gráficos programáveis: o Cuba Cores é para as placas de vídeo da Nvidia, e o Stream Processors das placas de vídeo da ATI.

Quanto maiores forem esses números, mais capacidade terá a placa de vídeo. Não compare placas de marcas diferentes: a numeração é particular para cada marca e, na hora de fazer a comparação, faça isso entre as placas do mesmo fabricante.

Quantidade de memória

A quantidade de memória de uma placa de vídeo só é responsável pelo carregamento e pela manutenção dos mapas de jogos, e não influenciam em nada no desenvolvimento dos mesmos.

Assim, não se deixe guiar somente pela quantidade de memória: o jogo pode apenas demorar um pouquinho mais para montar os mapas.

Escolha a melhor placa de vídeo

Para escolher uma boa placa de vídeo, basta então que você saiba o que vai usar no seu PC. Se você tiver jogos muito pesados ou se vai assistir filmes com alta definição, vai precisar de uma placa mais potente, mas também pagará mais por isso.

Leve em conta também que as placas de vídeo de alto desempenho costumam consumir muito mais energia e aí você também precisa escolher uma boa fonte de alimentação para não ter problemas com o seu PC.

Outra questão a ser levada em consideração é o tamanho do monitor. Quanto maior for o tamanho da tela, mais será exigido da placa de vídeo na hora de montar as imagens. Assim, a placa de vídeo deve estar em consonância com o tamanho do monitor.

Quando for escolher sua placa de vídeo, considere que deve analisar todos os itens juntos, não se esquecendo de conferir com um técnico em hardware para conseguir a melhor e mais eficiente placa de vídeo para o seu PC.